MOBILIDADE INDIVIDUAL PARA APRENDIZAGEM E ESTÁGIOS
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS NA EMPRESA E JOB SHADOWING EM VALÊNCIA
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho participa pela primeira vez no Programa ERASMUS +, que dá a oportunidade a 2 alunos do 12º ano de desenvolver a sua atividade laboral por um período de cerca de um mês, num país estrangeiro.
Nos dias 21 a 23 do mês de maio, o docente Pedro Rodrigues, diretor de curso do 12ºC – Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e a docente Margarete Rodrigues, coordenadora do Erasmus +, participaram na mobilidade a Valência no âmbito do projeto Erasmus n.º 2021-1-PT01-KA121-VET-000011060.
Ao longo do ano letivo foram estabelecidos contactos, elaborados os protocolos, e preparada toda a documentação para os alunos selecionados efetuarem um estágio no estrangeiro.
Na segunda-feira, logo às 9 horas, os alunos Ivo Brito e Néthely Nardi foram apresentados à empresa Lug Energy – Negócios Inteligentes 7 Experience, situada na zona industrial de Xirivella. Foi acordado o horário de trabalho, dando início ao estágio, de 22 de maio a 20 de junho, perfazendo 160 horas de trabalho.
A atividade de job shadowing consistiu fundamentalmente na observação das boas práticas da escola I.E.S Federica Montseny nomeadamente nas áreas da robótica, manutenção, química da qualidade e logística. As atividades foram organizadas em diferentes momentos, de aulas assistidas, visitas às instalações bem como visitas à empresa Lug Energy – Negócios Inteligentes 7 Experience e ainda à EMIVAS.
A empresa EMIVASA é uma empresa mista criada pela Câmara Municipal de Valência para gerir o serviço público de abastecimento de água e o abastecimento doméstico de água potável na cidade de Valência.
Os docentes Pedro Rodrigues e Margarete Rodrigues tiveram ainda a oportunidade de conhecer a oferta formativa da escola 2023/2024 e conhecer novos projetos no âmbito do Erasmus+ VET.
Em suma, o contacto e tomada de consciência de diferentes realidades contribuiu indubitavelmente para enriquecer os docentes em termos pessoais e profissionais, assim como os demais professores com os quais partilharam estas experiências.
Eis o padlet:
https://padlet.com/p_rodrigues/erasmus-vet-jq2kcpb8yqql7fpo
Valença, 26/05/2023
Os docentes, Margarete Rodrigues e Pedro Rodrigues




SELEÇÃO DE PARTICIPANTES PARA ESTÁGIOS NO ESTRANGEIRO – VALÊNCIA, ESPANHA
Job Shadowing e Visita de acompanhamento – Docente e aluno de Valência em Valença
Entre os dias 11 e 13 de março, o Agrupamento dinamizou mais uma atividade de job shadowing para um docente estrangeiro. Desta vez, o professor, Francisco Collado, proveniente do Departamento de Manutenção e Mecatrónica, do Institut d’Educació Secundària Federica Montseny, que se localiza em Burjassot, Valência, Espanha.
Durante os três dias, o professor visitou a cidade, a empresa Cablerias Manufacturing e a escola, onde assistiu a algumas aulas e conheceu ainda, os sistemas de ensino básico e secundário e os projetos da escola.
No âmbito do programa Erasmus+ VET, a coordenadora do Erasmus+, proporcionou o contacto com a empresa Cablerias Manufacturing, a fim de garantir o estágio para um ou dois alunos estrangeiros, do curso do ciclo “bacharelato superior” por um período de três meses, de 13 de
março a 16 de junho.
Logo pela manhã, o professor Francisco Collado e o seu aluno, Marco Serrano foram recebidos pela Drª Patricia Bacelar, responsável pelo Departamento de Recursos Humanos e pelo Sr. Emílio Rodriguez, responsável pela área da produção, da empresa Cablerias Manufacturing.
De seguida, o Sr. Emílio Rodriguez, foi designado monitor da empresa, do aluno estagiário Marco Serrano.
Ainda, no âmbito do Erasmus+ VET foi celebrado um protocolo para que os nossos alunos do 12ºC – Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores/Logística possam estagiar em Valência, ainda no presente ano letivo. Os alunos selecionados, Ivo Brito e Néthely Nardi, vão
desenvolver a formação em contexto de trabalho, na empresa LugEnergy, Xirivella em Valência, durante o período de um mês, com início no dia 22 de maio.
O professor e o seu aluno, tiveram, ainda, oportunidade de ficar a conhecer um pouco da gastronomia, tradições e cultura da Eurocidade Valença-Tui.
Foi certamente mais uma oportunidade de partilha de experiências profissionais enriquecedoras para todos os intervenientes. O professor mostrou-se muito satisfeito com a experiência e salientou imensos aspetos positivos, relativamente às instalações da nossa escola e às metodologias adotadas.
Valença, 13/03/2023
A Coordenadora do Erasmus+, Margarete Rodrigues


Boas Festas!

Regulamento/Critérios de seleção dos participantes – estágios no estrangeiro
ERASMUS+VET – VISITA PREPARATÓRIA – VIGO, ESPANHA
No passado dia 27 do mês de outubro, a professora Margarete Rodrigues, visitou duas escolas profissionais, em Vigo, a fim de proporcionar estágios em Espanha aos alunos do 12o ano do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores/Logística, no âmbito do Programa Erasmus+, da Ação Chave 1, no setor Ensino e Formação Profissional.
A atividade consistiu fundamentalmente na visita ao Colexio Fillas de María Inmaculada, e ao Centro de Formação Profissional Colexio Hogar Afundación.
O colégio concertado “Fillas de María Inmaculada” pertence às Religiosas de María Inmaculada que tem vindo a desenvolvê-lo há mais de 50 anos na cidade de Vigo. A oferta formativa, é composta por dois ciclos de formação de nível médio – Atividades Comerciais e Apoio às pessoas em situação de dependência; dois ciclos de formação de nível superior – Higiene oral e dentária e Mediação Comunicativa, e oferece o curso profissional básico de Arranjos e Reparação de artigos têxteis e de pele.
O Colegio Hogar Afundación, fundado em 1948, é hoje um centro de formação profissional de referência na província de Pontevedra. A oferta de formação é composta por seis ciclos de formação de nível médio – Pré-impressão Digital, Impressão em Artes Gráficas; Mecanizado; Soldadura e Caldeiraria; Instalações Elétricas e Automáticas; e Instalações de Telecomunicações e três ciclos de formação de nível superior – Programação da Produção em Fabrico Mecânico; Automação Industrial e Robótica; e Manutenção Eletrónica. Também oferecem cursos de formação profissional para trabalhadores de empresas ativas. Com este novo programa, o
centro gera recursos alternativos para contribuir para a sua própria sustentabilidade. A Coordenadora do Erasmus+, professora Margarete Rodrigues teve reuniões com as Diretoras de cada instituição, observou aulas, visitou as instalações, nomeadamente o internato, salas e/ou oficinas das disciplinas da componente técnica e, ainda partilhou experiências e vivências.
Foi uma oportunidade de conhecer o projeto educativo da instituição pública e privada, e o caminho de inovação pedagógica que tem sido percorrido. Foram definidos os objetivos de uma
nova visita, mais prolongada a empresas, a realizar em fevereiro próximo, e ficaram pontes para futuras colaborações e parcerias no âmbito do programa Erasmus+.
Fica o nosso agradecimento a toda a equipa educativa pelo acolhimento e pela generosidade da partilha, em especial às Diretoras das instituições, Pilar Rullo e Ángela Landin e aos coordenadores de Erasmus + VET, Fernando Rodriguez e Maria José Garcia.






Acreditação Erasmus no âmbito da Ação Chave 1 (KA1)
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho viu, no dia 25 de março, aprovada a candidatura à Acreditação Erasmus no âmbito da Ação Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+, no setor Ensino e Formação Profissional. Esta acreditação é válida de 1 de março de 2022 e 31 de dezembro de 2027, e permitirá à nossa escola a proporcionar estágios no estrangeiro aos alunos dos cursos profissionais e formação aos professores destes alunos.
JOB SHADOWING EM VALÊNCIA, ESPANHA
Nos dias 25, 26 e 27 do mês de maio, a professora Margarete Rodrigues, docente de Inglês, do grupo disciplinar 330, participou no projeto Erasmus n. º2021-1-PT01-KA121-VET-000011060, na atividade de job shadowing no Institut d’Educació Secundària Federica Montseny, desenvolvida em Burjassot, Valência, Espanha.
A atividade consistiu fundamentalmente na visita à escola e às diversas empresas, situadas na região. As atividades foram organizadas em diferentes momentos, sendo alguns de aulas assistidas, outros de visita às instalações, visita a empresas no âmbito da formação em contexto de trabalho do ensino profissional e alguns ainda de partilha de experiências e vivências em termos de métodos e sistema de ensino nos dois países.
Sistema de ensino esse, com vários pontos em comum, mas outros muito díspares motivados pelo contexto social, humano e político que ainda separa os dois países, nomeadamente em termos de horário letivo, infraestruturas e planificações das aulas.
O contacto e tomada de consciência de diferentes realidades contribuiu para enriquecer esta docente em termos pessoais e profissionais, assim como os demais professores com os quais partilharam estas experiências.
A docente partilha a experiência através de um mural digital, eis o link: https://padlet.com/margarete_rodrigues/ozkw6yez8mynbd4h

JOB SHADOWING EM VALENÇA, PORTUGAL
Entre os dias 13 e 15 de junho, o Agrupamento dinamizou mais uma atividade de job shadowing para um docente estrangeiro. Desta vez, o professor, Pablo Giner, era proveniente do Departamento de Manutenção e Mecatrónica, do Institut d’Educació Secundària Federica Montseny, que se localiza em Burjassot, Valência, Espanha.
Durante os três dias, o professor visitou a escola, conheceu os sistemas de ensino básico e secundário e os diversos projetos da escola. Visitou algumas empresas da região, particularmente os nossos stakeholders externos: José Esteves & Sousa Lda; Cablerias Manufacturing Group; MAAP – MA Automotive Portugal, S.A.; Informoldes Lda e Tintex Textiles S.A., com o objetivo de estabelecer contactos e perceber a possibilidade de aí colocarem alunos dos cursos do ciclo “bacharelato superior” a estagiar no próximo ano letivo.
Ainda, no âmbito do Erasmus+ VET será celebrado um protocolo para que os nossos alunos do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores/Logística possam estagiar em Valência (Espanha) no próximo ano letivo. O professor, teve, ainda, oportunidade de ficar a conhecer um pouco da gastronomia, tradições e cultura da nossa região. Foi indubitavelmente mais uma oportunidade de partilha de experiências profissionais enriquecedoras para a nossa escola. O professor mostrou-se muito satisfeito com a experiência e salientou imensos aspetos positivos, relativamente à nossa escola, às metodologias adotadas e às empresas da região.
Um bem-haja ao Erasmus+
A Coordenadora, Margarete Rodrigues






