A Gestamp Cerveira é uma empresa que se dedica ao fabrico de componentes e conjuntos metálicos para o setor automóvel, pertencendo ao Grupo Gestamp Automoción, um grupo com cerca 100 fábricas e presença internacional em 20 países, e que emprega 36 000 colaboradores.
Contando hoje com mais de 600 trabalhadores, a Gestamp Cerveira tem o cliente como centro de negócio, a inovação como via de progresso, a sustentabilidade como forma de garantir a permanência no tempo e as pessoas como artífices do sucesso. Atualmente, a Gestamp Cerveira produz mais de 1000 referências de peças estampadas, soldadas ou montadas para várias marcas automóveis nomeadamente a Citroen. O talento, a motivação e a capacidade das pessoas para trabalhar em equipa constituem um ativo essencial para o sucesso da Gestamp.
O ponto de partida para esta visita teve início às 14:05 horas, hora a que nos juntamos na entrada da nossa escola, e o final aconteceu por volta das 17:15 horas.
Já na empresa Gestamp Cerveira fomos recebidos pelo responsável dos Recursos Humanos, Dr. º Nazar Paduchak e a sua equipa, que nos fez uma apresentação da empresa e nos deu os guias de visita, sendo o grupo subdividido em dois, por questões de segurança.
Após preparação da entrada, equipados com as proteções necessárias, percorremos todos as naves que fazem parte do processo produtivo da empresa, com foco na automação, manutenção, qualidade, e na logística, mas também de todo o trabalho que se realiza nesta fábrica, desde a preparação da matéria-prima, restante processo de fabrico, embalagem e preparação para envio para o cliente.
Nesta visita tivemos para além do apoio dos recursos humanos da empresa, o apoio dos responsáveis pela automação, e dos responsáveis pela logística, tendo cada um dado explicação sobre a atividade dentro da empresa.
Ficou da empresa a abertura para receber alunos destas áreas em estágios.
Foi uma visita de estudo muito gratificante, com momentos que proporcionaram aprendizagens significativas a todos os participantes, os quais regressaram à escola, mais ricos no conhecimento da realidade industrial e do mundo laboral, e com a convicção de que a formação em contexto real é inequivocamente mais completa e significativa na construção do conhecimento de cada indivíduo.
O nosso muito obrigado à GESTAMP CERVEIRA!







No dia 28 de dezembro de 2022, decorreu pelas 21:00 horas, no Auditório da Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, Valença, a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito aos alunos que se distinguiram pelo seu desempenho escolar e a todos os que concluíram o Ensino Secundário no ano letivo de 2021-2022.
Concluíram o Ensino Secundário 47 alunos do ensino regular e 18 alunos do ensino profissional. Foram contemplados com o diploma de mérito 18 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 5 alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico, 10 alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e 7 alunos do Ensino Secundário.
A cerimónia, presidida pela Diretora do Agrupamento, contou com a presença do senhor vereador da Educação Arlindo Sousa, em representação da Câmara Municipal de Valença, e com o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação José Vilarinho Esteves. Participou ainda neste ato o Presidente do Conselho Geral, Hugo Formosinho.
Com esta cerimónia pretendeu-se distinguir os melhores alunos, aqueles que ao longo de um ciclo se distinguiram pela sua dedicação e esforço, merecendo por isso ser reconhecidos. A Diretora deu os parabéns a todos os alunos nomeados, bem como louvou o trabalho e acompanhamento dos pais e encarregados de educação porque as famílias têm um papel fundamental no caminho e nas metas alcançadas pelos alunos de mérito.
Muitos parabéns pelo caminho percorrido e que possam continuar a alcançar este sucesso!
Poderá consultar as fotografias da cerimónia aqui.
]]>O Green Chef está de volta e com novidades! Vamos colocar a mão no PÃO!
Aqui fica o link para a página da DECO com toda a informação.
]]>Conscientes de que a aprendizagem é alargada fora do contexto de sala de aula, criar espaços de laboratórios de experimentação estimulam a aprendizagem a nível prático. Nesta perspetiva, no dia 29 de novembro e no dia 5 de dezembro, os alunos do 12º C, do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando realizaram diversas atividades referentes, respetivamente, às temáticas “Programação/Arduínos” e “Iniciação à modelação 3D”. No dia 6 de dezembro, os alunos da turma 10ºD, dos Cursos de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e de Instalações Elétricas e os alunos da turma 11ºE, dos Cursos de Técnico de Comunicação e Serviço Digital e de Eletrónica, Automação e Comando realizaram diversas atividades referentes à “Iniciação à modelação 3D”.
No dia 7 de dezembro dinamizou-se ainda para os docentes, numa perspetiva mais técnica, a Ação de Curta Duração acreditada para docentes (ACD de 3 horas) intitulada “Iniciação à modelação 3D”.
O balanço final das atividades foi bastante satisfatório, por parte de todos os participantes, discentes e docentes, pois todos reconhecem que ações desta tipologia são fundamentais, promovendo e habilitando para competências tecnológicas essenciais no mercado de trabalho de hoje em dia e do futuro!
Para aceder ao registo fotográfico clicar no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1ICjDPEP45MsmD7UtXpQJCdZUPUIl5o6s/view?usp=share_link
]]>No polivalente da escola sede encontra-se uma árvore elaborada pelos alunos da turma 10ºD, do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e de Técnico de Instalações Elétricas, realizada à base de material reciclado e com diversas mensagens alusivas à época que podem ser desvendadas, através da leitura de um código QR.
O grupo disciplinar 240 e 600, nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Oficina de Artes e Clube de Artes, juntamente com o grupo disciplinar 290, EMRC e nas aulas de coadjuvância com os alunos do ensino especial, desenvolveram um projeto de decoração dos diversos espaços escolares da escola sede, como por exemplo, junto ao PBX, pode-se encontrar um conjunto de árvores de Natal em madeira, com diversas decorações e mensagens. Junto ao PBX encontra-se igualmente, uma árvore de Natal decorada voluntariamente por docentes e alunos num espírito de partilha e de convivência.
Até o refeitório da escola sede se “vestiu a rigor” para assinalar esta época festiva, com a dinamização da nossa equipa que lá trabalha diariamente.
Que este espírito de convívio e as relações interpessoais, sejam os principais elementos nesta época festiva!
]]>Na seleção da ementa participaram 260 alunos tendo sido selecionada, para o último dia de aulas, a ementa: sopa – caldo verde/ vegetais – alface, milho e cenoura/ prato – pizza e como sobremesa – mousse de chocolate.
Com estas atividades pretendemos que os alunos sejam ativos e interventivos num espaço que os serve e que se pretende que o continue a fazer, cada vez melhor e com mais qualidade!
A todos agradecemos a colaboração e a participação!
]]>Nestes dias, foi possível visitar várias exposições dinamizadas pelos alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário sobre as mais variadas temáticas, relacionadas com os conteúdos curriculares abordados nas disciplinas dos grupos disciplinares propornentes; visitar a exposição cedida pela Universidade do Minho, intitulada “Chemestry Anywhere”; participar na exposição interativa “Paisagens, espécies, histórias” promovida pela CIM Alto Minho através do projeto ReCriArte: Alto Minho Sustentável por Natureza; aprender fazendo com o Workshop “Reciclagem do plástico”, proporcionado pela SkillRobotics e o projeto Brinca@ciência.
Foram dinamizadas duas palestras, pelos professores Daniela Falcão e Rui Moura, da Universidade do Porto, dirigidas aos alunos do ensino secundário, intituladas “Hidrogénio, o vetor energético do futuro” e “Lua, Universo, exploração espacial”. Foram ainda visionados, na Biblioteca Escolar, filmes de interesse científico, e uma pequena exposição de LEGO sobre a exploração espacial, cedida pela Comunidade 0937 e Caixa do Brinquedo de Paredes de Coura. Durante os mesmos dias, os alunos foram convidados a deixar a sua opinião sobre Ciência no mural “O que é a Ciência?”.
Com a parceria do Clube Ciência na Escola foi possível, em colaboração com o Centro Ciência Viva de Braga e a Casa da Ciência de Braga, oferecer aos alunos a aventura de viajarem pelas maravilhas do espaço, através de sessões no planetário móvel, que “aterrou” no polivalente da escola sede.
A comemoração desta data, também se assinalou com a declamação de poemas de António Gedeão em todas as turmas da escola sede, desde o 5º ano até ao 12º ano de escolaridade.
Os grupos disciplinares reconhecem a participação de todos os participantes e agradecem aos que tornaram possível este grande evento de Ciência!
Disponibiliza-se o Link para aceder à galeria de fotos:
https://drive.google.com/file/d/10G3U1Yg01EAxca2pjVubRfTG-hf-zXNB/view?usp=share_link
]]>O Centro PINUS assinalou o Dia da Floresta Autóctone com uma visita dos alunos do primeiro ciclo no Pomar de Chamosinhos, em Valença.
Esta iniciativa teve por objetivos dar a conhecer este pomar gerido pelo Centro PINUS à comunidade local e diversificar a vegetação junto a uma linha de água com a plantação de várias árvores e arbustos autóctones.
O evento inicialmente agendado para 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone, foi adiado devido às chuvas intensas que se registaram durante essa semana no norte do país e que se mantiveram, condicionando a plantação prevista.
Esta iniciativa dirigiu-se a um grupo de 47 alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica de São Pedro da Torre, contando também com a presença de professores e auxiliares de educação do Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho.
A Câmara Municipal de Valença e o Baldio de Chamosinhos apoiaram esta iniciativa destacando-se, ainda, o envolvimento da comunidade e das entidades públicas locais essenciais para a concretização desta atividade, nomeadamente o apoio de uma equipa da GNR-SEPNA .
Pode saber mais sobre o pinheiro-bravo, a resinosa autóctone mais emblemática da floresta portuguesa na monografia editada pelo Centro PINUS “A Silvicultura do pinheiro-bravo”, da autoria de Ângelo Carvalho Oliveira, João Santos Pereira e Alexandre Vaz Correia, a edição está disponível para consulta e download gratuito aqui.
]]>