nível pós-secundário e ensino superior .
Os Cursos Profissionais integrados no Catálogo Nacional de Qualificações têm duração de três anos, com uma carga horária que varia entre 3100 e 3440 horas, e estão organizados em quatro componentes de formação (Portaria n.º 235-A / 2018, de 23 de agosto):
- Formação Sociocultural – estruturada em disciplinas comuns a todos os cursos, visa contribuir para a construção de identidade pessoal, social e cultural dos alunos;
- Formação Científica – estruturada em duas ou três disciplinas, visa proporcionar uma formação científica consistente com a qualificação a adquirir;
- Formação Tecnológica – organizada em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), visa a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências técnicas necessárias ao exercício profissional;
- Formação em Contexto de Trabalho – é realizada em empresas ou noutras organizações, em períodos de duração variável ao longo ou no final da formação, e visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional.
Estes cursos culminam com uma apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), na qual são demonstradas as competências e os conhecimentos que desenvolveram ao longo da formação.
Existem Cursos Profissionais nas mais diversas áreas de educação e formação, desde indústria e tecnologia, serviços, comércio e transportes, até agricultura e ambiente.
Para quem?
Os Cursos Profissionais podem ser os mais indicados para quem:
- concluiu o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
- procura uma formação mais prática e orientada para o mercado de trabalho e/ou prosseguir estudos superiores.
(Fonte: ANQEP)
APRESENTAÇÃO E DEFESA DAS PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL – 12.ºC
No dia 20 de julho de 2023, os alunos e alunas do 12.º C, Cursos Profissionais de Técnico de Logística e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores apresentaram e defenderam as Provas de Aptidão Profissional (PAP).
De manhã, a adjunta da Direção, professora Isabel Pereira, presidente do Júri por delegação de competências da Diretora do Agrupamento, deu início à sessão, cumprimentando todos os presentes elogiando o trabalho desenvolvido e a persistência revelada pelos formandos ao longo dos três anos de formação.
Os projetos desenvolvidos pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Logística foram os seguintes:
– A importância do Comboio Logístico na Empresa (Gestamp Cerveira, Lda), por Pedro Fontes;
– Logística para alimentos perecíveis, por Marco Neves;
– O uso de drones na entrega de mercadorias de pequeno porte, por Gonçalo Fernandes;
– A logística na era da tecnologia, na atualidade e no futuro, por Duarte Lima;
– Estudo do desempenho logístico de uma empresa (Cablerias Manufacturing SLU), por Inês Rodrigues;
– Logística de aprovisionamento: estudo de caso (Supermercado Continente Bom Dia – V. N. Cerveira), por Vítor Correia.
No período da tarde, os alunos do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores apresentaram e defenderam os projetos:
– Informação interativa – Software para mesa interativa, para Informação da Escola, por Alexandre Oliveira e João Ferreira;
– Quadro elétrico – Arranque sucessivo de 3 motores triférrico, por Carlos Carvalho e Diogo Marques;
– Domótica – Instalação e configuração e simulação de domótica, por Carlos Souto, Gedeon Junior e Kewer Rodrigues;
– Quadro controlo industrial de motores AC/DC, por Gonçalo Torre e Ruben Silva;
– Sistema som via IP – Sistema de som independente, por Francisco Varela e Luís César Moreira;
– CNC – Equipamento de gravação, corte e impressão 3D, por Miguel Fernandes e Néthely Nardi;
– Carro 5G – Controlo remoto via Internet, por Ivo Brito, Samuel Magalhães e Tiago Pereira.
No final da sessão os alunos e alunas do 12ºC foram elogiados pelo excelente trabalho desempenhado.
A Coordenadora dos Cursos Profissionais,
Margarete Rodrigues
Valença, 21/07/2023

















Alunos finalistas no mundo laboral
O 2º ano da formação em contexto de trabalho dos alunos do 12ºC, teve início no dia 17 de maio e termina no dia 17 de julho, perfazendo 300 horas de trabalho. Ao longo do ano letivo foram estabelecidos contactos, elaborados os protocolos, e preparada toda a documentação para os alunos efetuarem um estágio em Valença, Monção, Vila Nova de Cerveira e/ou no estrangeiro.
No âmbito Programa ERASMUS + VET, o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho proporcionou a oportunidade a 2 alunos do 12ºC de desenvolver a sua atividade laboral por um período de um mês, em Valência (Espanha).
Os cursos profissionais são uma modalidade de educação do ensino secundário cujos percursos se caracterizam por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem realizada nos cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com as empresas. Deste modo, a formação em contexto de trabalho faz parte integrante do plano de estudos destes cursos, sendo planeado e desenvolvido num contexto profissional inerente ao perfil do curso do aluno.​
O estágio deve permitir a experimentação e mobilizar de competências numa determinada área, ou ramo de atividade, fomentar o trabalho em equipa e remeter o aluno para uma perspetiva mais concreta do mundo do trabalho, sendo uma forma, por excelência, de aquisição de “saberes” complementares da formação teórica (ser-estar-fazer).
Durante o período de realização dos estágios, os formandos são acompanhados por um monitor, a indicar pela entidade de acolhimento, e por um professor orientador, a designar pela Coordenação Pedagógica. A avaliação com sucesso na Formação em Contexto de Trabalho é legalmente obrigatória para a conclusão com aproveitamento do curso e tem em conta os critérios do monitor da entidade de acolhimento, do professor orientador, a apresentação gráfica, organização e conteúdo do Relatório de Estágio e demais elementos referentes aos vários momentos da formação em contexto de trabalho.
Conhecedora que muitos alunos finalistas do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores bem como do Curso Técnico de Logística ficarão a trabalhar nas entidades de acolhimento durante o período do verão e após a conclusão do ensino secundário, com data prevista de 20 de julho de 2023, e ciente que alguns alunos vão prosseguir estudos no ensino superior, nomeadamente a ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CtSP) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão-IPVC na área de Mecatrónica ou de Sistemas Eletrónicos e Computadores, resta-me agradecer a toda a equipa pedagógica pelo empenho e dedicação prestada ao longo dos três anos do ciclo formativo de 2020-2023.
Valença, 13/06/2023
A Diretora de Turma (12ºC),
Margarete Rodrigues

















Apresentação dos alunos nas empresas acolhedoras de estágios
Nos dias 15 e 16 de maio os diretores de cursos das turmas 11ºE e 12ºC apresentaram os seus estagiários nas respetivas empresas do concelho e da região. A formação em contexto de trabalho / estágio dos alunos do ensino profissional, teve início no dia 18 de maio e terminará no dia 18 de julho, perfazendo 300 horas de trabalho.
Ao longo do ano letivo foram estabelecidos contactos e elaborados os protocolos com várias entidades. Os alunos foram distribuídos pelas seguintes empresas, a saber: curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital, do 11º ano, o Jornal Cerveira Nova, Biblioteca Municipal de Valença, LusoPrint e Komunicamos; curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, as empresas ILUZA – Eletricidade e iluminação; Brunswick Marine – EMEA Operations e
SafeFuture; curso Técnico de Logística do 12ºano, as empresas C.C. Cablerias Manufacturing Lda, Brunswick, Intermarché, Continente Bom Dia de Valença e Continente Bom Dia de Vila Nova de Cerveira e no curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores do 12º ano, as empresas Bitinterface, Minhomática, Resultamodo, SafeFuture, Worten, Lear Corporation, Câmara Municipal de Valença – área da Informática, Cablerias Manufacturing Lda e a
Brunswick Marine – EMEA Operations.



Sessão divulgação Oferta Formativa Ensino Profissional ano letivo 2023/2024
No dia 4 de maio de 2023, foi dinamizada no auditório da escola sede do agrupamento uma Palestra/Sessão de Divulgação da Oferta Formativa do Ensino Profissional, para os alunos do 9º ano de escolaridade e respetivos Encarregados de Educação.
A dinamização da sessão contou com a presença das psicólogas, Sandrine Bernardes e Ana Luísa, dos Serviços de Psicologia e Orientação do AEMM; da adjunta da direção, Isabel Pereira; da coordenadora do ensino profissional, Margarete Rodrigues; do coordenador da oferta formativa, Pedro Rodrigues; do coordenador de curso do curso profissional de Técnico(a) de Instalações Elétricas, Hélder Domingues e de quatro alunos finalistas da turma 12ºC, Néthely Nardi, Ivo Brito, Luís Moreira do Curso Profissional Técnico(a) de Eletrónica, Automação e Computadores e Inês Rodrigues do Curso Técnico(a) de Logística. Ainda estiveram presentes o stakeholder externo, Ricardo Sanches, da empresa SafeFuture TecPro e o Diretor Clínico do Hospital Trofa Saúde, delegação de Valença.
Cada interveniente partilhou o seu testemunho com os presentes a par da apresentação da oferta formativa dos cursos profissionais para o próximo ano letivo, a saber: Técnico(a) de Informática de Gestão, Técnico(a) de Auxiliar de Saúde, Técnico(a) de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico(a) de Logística; todos com uma elevada relevância na Região Norte ao nível da empregabilidade, de acordo com o estudo SANQ, realizado pela CIM-Alto Minho Região Norte. Na divulgação dos cursos profissionais informou-se que já se encontra disponível uma Ficha de Pré-Inscrição através do portal do agrupamento (https://forms.gle/hPTGDc1aNLcpje6s7) e do código QR, constante em cada cartaz de divulgação afixado na escola sede.
Agradecemos a todos os presentes e convidados o valioso contributo, para a concretização de um dos objetivos da orientação vocacional, dos nossos alunos do 9º ano de escolaridade.


No ano letivo 2022/2023, o Agrupamento oferece os seguintes cursos:
Visita de Estudo Viana do Castelo – 11ºE e 12ºC
No dia 28 de março as turmas E do 11º ano e C do 12º ano realizaram uma visita de estudo a Viana do Castelo no âmbito das disciplinas de Educação Física, Matemática, Português e Comunicação e Sistemas Digitais.
No período da manhã os alunos visitaram o Navio Hospital Gil Eannes. Esta atividade teve início com uma breve introdução histórica, na Sala José Hermano Saraiva, seguida de uma visita guiada aos espaços do navio que possibilitou o reconhecimento in loco das diversas superfícies, tais como: a ponte de comando, a cozinha, a casa das máquinas, o consultório médico, o gabinete de radiologia, as enfermarias gerais, sala de operações,
laboratório de análises, gabinete de agentes físicos, etc.
No período da tarde os alunos deslocaram-se até ao Kartódromo de Viana, um dos maiores kartódromos de Portugal, localizado na praia da Amorosa.
Os alunos tiveram oportunidade de competir numa pista, com sistema de cronometragem, vocacionada para provas oficiais com um perímetro de 1117 metros para uma largura constante de 9 metros, permitindo-lhes, no final da prova, disfrutar dos resultados obtidos.






Valença, 29/03/2023
A professora Sílvia Gomes
Participação na atividade “Associativismo Juvenil – Escola para a Igualdade”
No dia 13 de Março de 2023 a turma 12o C dos cursos profissionais, Técnico de Eletrónica Automação e Computadores e Técnico de Logística, participaram ativamente e com bastante entusiasmo na atividade “Associativismo Juvenil – Escola para a Igualdade” promovida pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis e que decorreu no recinto da escola.
Valença 13 de Março de 2023-03-13
Docentes acompanhantes: Luís Filipe Conde Amorim e Maria Rosália Ferreira.



ESCE OPEN DAYS 2023 – Turma 11ºE
No dia 09 de março, os alunos dos cursos profissionais do 11º E (Técnico de Comunicação e Serviço Digital/ Técnico de Instalações Elétricas) e 12º C (TEAC e Técnico de Logística), acompanhados dos respetivos professores, participaram no ESCE OPEN DAYS 2023 – Valença, com o objetivo de conhecerem a formação superior ministrada na ESCE. Assim, estiveram presentes num dia cheio de sessões práticas, com convidados externos e atividades relacionadas com as saídas profissionais oferecidas pela ESCE.





Visita de Estudo a Aveiro – 10ºD

No passado dia 27 de Fevereiro, os alunos do 10.oD partiram em direção a Aveiro. A saída da escola estava marcada para as 8:30h da manhã. Os alunos e os professores responsáveis, Joel Ribeiro e Luís Amorim iniciaram a viagem e seguiram rumo ao Museu LOAD ZX Spectrum.


Terminada a visita ao museu, foram todos almoçar no centro comercial de Aveiro, “Forum”.
Após o almoço, às 14h a paragem foi na “Universidade de Aveiro”, onde fomos acolhidos pela estudante “Ana” que foi a nossa guia durante o percurso na Universidade. Aqui os alunos tiveram a possibilidade de conhecer a história da instituição de ensino e obter uma perspetiva
mais aprofundada dos cursos de engenharia mais promissores no detrimento da possibilidade de seguimento de estudos após o respetivo curso profissional.

A chegada à escola deu-se por volta das 18:00h, um pouco mais do que o previsto, mas com grande animação.
Os objetivos da visita de estudo passavam por consciencializar os alunos para a importância do seguimento dos estudos na vida atual, assim como, da necessidade de desenvolver o espírito de observação, de alargar os horizontes culturais dos alunos, consolidar os conhecimentos
adquiridos e desenvolver o respetivo espírito de grupo. É com grande satisfação que concluímos que os objetivos inicialmente propostos foram alcançados.
Os alunos, num total de 23 (pois 5 faltaram (2 de TIE e 3 de TGEI)), manifestaram sempre o interesse pelas atividades realizadas, participando com atenção, conforme se pode constatar nos registos fotográficos. De um modo geral, as competências inerentes ao saber ser/estar foram testadas e aperfeiçoadas quer no contexto dos relacionamentos intrínsecos ao grupo-turma, quer no contacto com os diferentes intervenientes na visita de estudo.
Valença, 28 de Fevereiro de 2023
Os Docentes Responsáveis, Joel Ribeiro e Luís Amorim
Visita de Estudo à Feira de Emprego “Be Connected” – 10ºD

No dia 24 de fevereiro, os alunos do 10ºD dos Cursos Profissionais Técnico de Instalações Elétricas e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos foram convidados pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo para visitar a Feira de Emprego, “Be Connected”, que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Neste evento foram acompanhados pelos professores de Eletrónica Fundamental, Práticas Oficinais e Física e Química, e puderam experienciar uma primeira tomada de contacto entre o mundo académico e o empresarial representado por quase uma centena de empresas de diversas áreas.
Assistiram a uma conferência sobre “Desafios de Emprego no Século XXI” e às palestras, “O que as empresas esperam de ti” e “Conversa com Alumni: A Inspiração para o Sucesso”..
Esta foi uma experiência muito enriquecedora, pois puderam ouvir diversos stakeholders que lhes forneceram múltiplas informações sobre estágios curriculares e profissionais, cursos de verão, bolsas de estudo, entre outros aspetos relevantes que contribuiram para alavancar a importância e o interesse da área de estudo que frequentam.
Esta foi uma visita de estudo que também pretendeu dar uma primeira visão sobre as ofertas do mercado de trabalho vigentes, bem como áreas em investigação.
De um modo geral, os alunos demonstraram muito entusiasmo e tomaram consciência da competitividade e exigência requeridas para o exercício de funções como futuros profissionais.





Valença, 24 de fevereiro de 2023
A Docente Responsável, Manuela Oliveira
Visita de estudo à empresa Brunswick Marine EMEA
Na passada quarta-feira, dia 01 de março, os alunos do 12.º C – curso(s) Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores / Técnico de Logística partiram em direção ao Pólo Industrial de Vila Nova de Cerveira. A saída da escola estava marcada para as 14:15h da tarde. Os alunos e os professores responsáveis, Margarete Rodrigues, Luís Amorim e Eulália Penas iniciaram a viagem e seguiram rumo à empresa Brunswick.
Terminada a visita à fábrica, o regresso à escola ocorreu às 16:30h de acordo com o planeado.
Os objetivos da visita de estudo passavam por consciencializar os alunos da necessidade de desenvolver o espírito de observação, de alargar os horizontes culturais dos alunos, consolidar os conhecimentos adquiridos e desenvolver o respetivo espírito de grupo. É com grande satisfação que concluímos que os objetivos inicialmente propostos foram alcançados.
Os alunos, num total de 23, manifestaram sempre o interesse pela atividade, participando com atenção, conforme se pode constatar nos registos fotográficos. De um modo geral, as competências inerentes ao saber ser/estar foram testadas e aperfeiçoadas quer no contexto dos relacionamentos intrínsecos ao grupo-turma, quer no contacto com os diferentes intervenientes na visita de estudo.
Valença, 02 de março de 2023
O professor, Luís Filipe Amorim.





Visita de Estudo a Lisboa – Turma 11ºE e 12ºC

No passado dia 23 de fevereiro, os alunos do 12.ºC e 11.ºE partiram em direção a Lisboa. A saída da escola estava marcada para as 6 da manhã. Os alunos e os professores responsáveis, Margarete Rodrigues, Pedro Rodrigues, Eulália Penas e Luís Filipe Amorim iniciaram a viagem.
A primeira paragem foi na “Casa dos Bicos”, Fundação José Saramago, onde tiveram a possibilidade de conhecer a história de vida do escritor, bem como a sua produção literária e ainda visualizaram um vídeo realizado por André Raposo e João Descalço a partir da crónica “Carta para Josefa, minha avó” escrita por José Saramago. Depois deste momento mais expositivo, percorreram os pisos da Fundação, nos quais existe a Livraria, a exposição permanente intitulada “José Saramago: A semente e os frutos” com livros e fotos do autor e dos momentos mais marcantes da sua vida; bem como artigos, agendas, manuscritos e a medalha de ouro que recebeu enquanto Prémio Nobel da Literatura.
Terminada esta visita, prosseguiram pelas ruas de Lisboa, percorrendo espaços emblemáticos da cidade, passando pelo Terreiro do Paço e pela Rua Augusta até chegar ao Chiado.
Após o almoço, seguiram rumo ao Oceanário de Lisboa. Tiveram a oportunidade de observar as diferentes espécies marinhas presentes no Oceanário, refletir sobre a importância da preservação do oceano bem como da sua importância na regulação da temperatura à superfície do nosso Planeta, tornando-o um lugar habitável. A nível tecnológico, o Oceanário tem primado por escolher tecnologias amigas do ambiente, facilitadoras do trabalho dos seus técnicos e que permitem às espécies que habitam o Oceanário viverem num ambiente o mais próximo possível do seu habitat natural. Os alunos saíram do Oceanário mais curiosos e conscientes da necessidade de preservar os oceanos.
Chegada ao fim, uma tarde bem passada no Parque das Nações, apesar de um contratempo, os professores responsáveis, Margarete Rodrigues e Pedro Rodrigues, formalizaram o check-in na Pousada da Juventude de Lisboa, onde irão pernoitar. No centro comercial Vasco da Gama, jantaram e assistiram a uma sessão de cinema.
Pelas 23:30 horas, já na Pousada, foi feita a distribuição dos quartos, tomada de conhecimento do espaço e, assim se deu por terminado o primeiro dia da visita.
Depois de uma noite de sono, estavam prontos para mais um dia em Lisboa.
Logo pela manhã, após o pequeno-almoço, seguiram rumo até a Belém, nomeadamente ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT). Foram recebidos na entrada do edifício e com a sua respetiva guia, foram levados até à Galeria Oval, nomeadamente à exposição individual de Didier Fiúza Faustino: 1995–2022. Baseando o seu título em duas peças separadas (Exist, 2016; Resist, 2017), a exposição da autoria de Didier Fiúza Faustino revela uma tensão propulsora presente em todas as explorações criativas e a sua ressonância continuada perante as condições agravantes da sobrevivência física e mental no mundo de hoje. Seja na forma de instalações, filmes, esculturas, projetos editoriais, arquitetura temporária ou obra construída, o “corpo” surge como um tropo recorrente e uma medida de individuação e, deste modo, como um local económico e político de disputa.
Em suma, a visita ao MAAT foi uma mais-valia para todos, conhecendo assim, um museu único de arte contemporânea, que oferece um novo impulso cultural e paisagístico à cidade de Lisboa.
Os alunos ainda registaram a sua presença no monumento Padrão dos Descobrimentos, na Rosa-dos-ventos e aproveitaram para caminhar sobre o mundo no planisfério e seguiram os caminhos do mar percorridos pelos navegadores portugueses. A Torre de Belém, o Padrão dos
Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio de Belém, a Igreja da Memória, e ainda o Centro Cultural de Belém, transformaram este lugar num conjunto lúdico e cultural de referência.
Após o almoço no McDonald ‘s, partiram para o último destino: Assembleia da República.
Houve mais um contratempo, na entrada na Assembleia da República, antes da passagem pelo detetor de metais. Foi necessário dois agentes policiais explicaram as regras de entrada e o sistema de segurança da Assembleia.
Seguidamente, os alunos foram divididos em dois grupos e foram acompanhados pelos respetivos guias que, gentilmente, nos conduziram por uma breve visita, aos principais espaços e salas do Parlamento, nomeadamente as Salas das Sessões, dando a conhecer a história do
Palácio de S. Bento, desde a sua construção à atual função parlamentar.
Aqui, não foi possível assistir à sessão plenária na Sala do Senado, onde decorriam os trabalhos sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Uma palavra de gratidão a todos os elementos envolvidos, que contribuíram para um melhor conhecimento do sistema democrático português.
A visita de estudo prolongou-se pela tarde, no Porto, onde todos jantaram no Mar Shopping e onde fizeram as últimas compras.
A chegada à escola deu-se por volta das 23:30h, como previsto, com grande animação.
Os objetivos da visita de estudo passavam por consciencializar os alunos para a importância da participação cívica e democrática, conhecer aspetos da cultura e literatura portuguesa, desenvolver o espírito de observação, alargar horizontes culturais dos alunos, consolidar
conhecimentos adquiridos e desenvolver o espírito de grupo. É com satisfação que concluímos que os objetivos inicialmente propostos foram alcançados.
Os alunos, num total de 31, manifestaram interesse pelas atividades realizadas, participando nas mesmas, conforme se pode constatar nos registos fotográficos. De um modo geral, as competências inerentes ao saber ser/estar foram testadas e aperfeiçoadas quer no contexto
dos relacionamentos intrínsecos ao grupo-turma, quer no contacto com os diferentes intervenientes na visita de estudo.
Saliento ainda o facto dos motoristas do autocarro da Courense, terem sido bastante cordiais e colaboradores com todos os elementos que integravam a visita de estudo.
Valença, 25 de fevereiro de 2023
A Docente Responsável, Margarete Rodrigues















Alunos finalistas na BorgWarner em Lanheses

No dia 15 de fevereiro, os alunos da turma C do 12º ano, do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e do Curso Técnico de Logística acompanhados pelas professoras, Emília Rodrigues e Margarete Rodrigues, deslocaram-se à empresa, BorgWarner Emissions Systems, localizada no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo.
A visita promoveu o contacto com a realidade do mundo empresarial, consolidando aprendizagens e tornando-se numa experiência muito positiva e enriquecedora.
Trata-se de uma empresa que há muito vem colaborando com o Agrupamento quer na aproximação dos alunos ao mundo empresarial, quer na receção de alunos do ensino profissional para a realização da Formação em Contexto de Trabalho, quer, ainda na empregabilidade proporcionada a muitos ex-alunos dos cursos socioeconómicas e cursos profissionais ministrados na Escola Secundária de Valença.
Durante dez anos, a multinacional americana BorgWarner Emissions Systems, líder mundial em componentes de alta tecnologia para a indústria automóvel, estava instalada em Valença, antes de passar em 2014, para a sua primeira unidade em Lanheses.
Foi inaugurada uma segunda unidade de produção no ano transato, com cerca de 17 000 metros quadrados, a qual está alinhada com a tendência mundial de eletrificação da indústria automóvel, nomeadamente destinado à produção de motores para veículos elétricos e híbridos. Considerado um dos maiores produtores mundiais de componentes para a indústria automóvel, o grupo BorgWarner, está presente em 96 localizações de 24 países, empregando cerca de 50 mil pessoas.
Já na receção da empresa BorgWarner, fomos recebidos pelo responsável dos Recursos Humanos, Dr.ª Sílvia Miranda e o Dr. º Luís Feijó e a sua equipa, que nos fez uma apresentação da empresa e nos deu os guias de visita, sendo o grupo subdividido em dois, por questões de segurança.
Após preparação da entrada, equipados com o vestuário, calçado e proteções necessárias, percorremos todos as naves que fazem parte do processo produtivo da empresa, com foco na automação, manutenção, qualidade, e na logística, mas também de todo o trabalho que se realiza nesta fábrica, desde a preparação da matéria-prima, restante processo de fabrico, embalagem e preparação para envio para o cliente.
O Agrupamento agradece a disponibilidade com que o departamento de recursos humanos e colaboradores desta reputada empresa receberam os nossos alunos, desejando continuidade de parcerias.



VISITA A UMA EMPRESA LOCAL – “MAAP”
No dia 11 de janeiro de 2023, os alunos do 3º ano do curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores / Técnico de Logística, deslocaram-se em visita de estudo às instalações da empresa MAAP, sediada na Zona Industrial de Gandra, Valença. Os alunos foram acompanhados pelos professores das áreas técnicas dos cursos, Hélder Domingues, de Automação e Computadores e Margarete Rodrigues, de Gestão de Stocks e Aprovisionamento em Língua Inglesa.
A MAAP – MA Automotive Portugal, S.A. é uma empresa sólida, com diversas unidades de produção, sendo que a grande maioria está localizada no norte do país e exerce a atividade de fabricação de produtos forjados, estampados e laminados.
A empresa MAAP foi constituída a 13 de julho de 2018 em Valença e que emprega hoje cerca de 140 trabalhadores, exportando para mais de 10 países. Esta visita de estudo revelou-se de grande interesse para os alunos, na medida em que lhes possibilitou um contacto direto com a produção de equipamentos, envolvendo diferentes etapas, com foco na produção, manutenção, qualidade e na logística, bem como todo o
trabalho que se realiza nesta fábrica, desde o processo de fabrico, embalagem e preparação para envio para o cliente, tendo assim contribuído fortemente para a convicção, dos nossos alunos, de que escolheram uma área de estudos gratificantes e com uma alta taxa de empregabilidade no futuro. Ficou da empresa MAAP a abertura para receber alunos destas áreas em estágios pedagógicos.
O nosso muito obrigado à MAAP, nomeadamente aos seus colaboradores, Dr.ª Ilda Alexandre e Eng.º Marco Sousa.

Formação e Experimentação – Laboratório de prototipagem
No âmbito dos cursos profissionais a escola promoveu para alunos e docentes, um conjunto de sessões em contexto de “laboratório de experimentação e prototipagem e respetivos serviços de configuração” dinamizadas pelos formadores Carlos Sousa e António Miranda, no campo de ação do projeto Nova TFE, co-financiado pelo programa Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020.
Conscientes de que a aprendizagem é alargada fora do contexto de sala de aula, criar espaços de laboratórios de experimentação estimulam a aprendizagem a nível prático. Nesta perspetiva, no dia 29 de novembro e no dia 5 de dezembro, os alunos do 12º C, do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando realizaram diversas atividades referentes, respetivamente, às temáticas “Programação/Arduínos” e “Iniciação à modelação 3D”. No dia 6 de dezembro, os alunos da turma 10ºD, dos Cursos de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e de Instalações Elétricas e os alunos da turma 11ºE, dos Cursos de Técnico de Comunicação e Serviço Digital e de Eletrónica, Automação e Comando realizaram diversas atividades referentes à “Iniciação à modelação 3D”.
No dia 7 de dezembro dinamizou-se ainda para os docentes, numa perspetiva mais técnica, a Ação de Curta Duração acreditada para docentes (ACD de 3 horas) intitulada “Iniciação à modelação 3D”.
O balanço final das atividades foi bastante satisfatório, por parte de todos os participantes, discentes e docentes, pois todos reconhecem que ações desta tipologia são fundamentais, promovendo e habilitando para competências tecnológicas essenciais no mercado de trabalho de hoje em dia e do futuro!
Para aceder ao registo fotográfico das atividades clicar no link que se segue:
https://drive.google.com/file/d/1ICjDPEP45MsmD7UtXpQJCdZUPUIl5o6s/view?usp=share_link
OFERTA FORMATIVA 2022-2023
Nos dias 10 e 13 de maio, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, decorreram três sessões de apresentação da oferta formativa no ensino secundário para o próximo ano letivo, destinadas aos alunos, pais e encarregados de educação do 9.º ano de escolaridade.
A atividade foi estruturada em sessões de divulgação dos cursos científico-humanísticos de nível secundário: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Artes Visuais, Línguas e Humanidades, e ainda os quatro novos cursos profissionais que o Agrupamento pretende iniciar no próximo ano letivo – Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar, Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Curso Profissional Técnico de Instalações Elétricas e Curso Profissional Técnico de Qualidade. Todos estes cursos profissionais têm uma relevância elevada na Região Norte ao nível da empregabilidade, de acordo com o Estudo SANQ, realizado pela CIM-Alto Minho Região Norte.
A dinamização destas sessões contou com a presença da psicóloga, Sandrine Bernardes, dos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, a Coordenadora dos Cursos Profissionais, Diretores de Curso, os alunos finalistas do Curso de Qualidade, e ainda, o Senhor Eng.º Nuno Couto, da empresa Gestamp Cerveira, este último com uma vasta experiência na área da Qualidade.
Nestas sessões, os alunos receberam informação sobre os cursos, saídas profissionais, ouviram testemunhos de atuais alunos do 12.ºD, que apresentam e defendem as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), no dia 17 de maio, e que vão iniciar o segundo ano da formação em contexto de trabalho/estágio de 300 horas, que decorrerá no período de 18 de maio a 19 de julho.
Os alunos participantes mostraram um grande interesse e entusiasmo ao longo de todas as sessões, cumprindo-se o objetivo de uma melhor informação sobre a orientação vocacional – uma ação que integra o Plano de Melhoria do Agrupamento.
O Agrupamento agradece aos convidados, aos pais e encarregados de educação, aos alunos, aos docentes e aos não docentes, a colaboração prestada nesta atividade que em muito contribui para o esclarecimento dos nossos alunos do 9.º ano com vista às opções a tomarem no prosseguimento de estudos no ensino secundário.
A Coordenadora do Ensino Profissional, Margarete Rodrigues





Apresentação e defesa das Provas de Aptidão Profissional – 12.ºD – Cursos Profissionais Técnico de Instalações Elétricas e Técnico de Qualidade
No dia 17 de maio de 2022, os alunos e alunas do 12.º D, Cursos Profissionais de Técnico de Instalações Elétricas e Técnico de Qualidade apresentaram e defenderam as Provas de Aptidão Profissional (PAP).
A coordenadora dos Cursos Profissionais, professora Margarete Rodrigues, presidente do Júri por delegação de competências da Diretora do Agrupamento, deu início à sessão, dando a palavra à representante da direção, professora Isabel Pereira que cumprimentou todos os presentes elogiando o trabalho desenvolvido e a persistência revelada pelos alunos ao longo dos três anos de formação. O júri era composto pelo Engenheiro Ricardo Rodrigues e Sr. Ricardo Sanches (curso de Instalações Elétricas), Engenheira Sílvia Pires e o Sr. José António Martins da Costa (curso Técnico de Qualidade) e os diretores de curso professores Hélder Domingues e Eulália Penas.
Os alunos(as) procederam à apresentação e defesa dos projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo, com o apoio e orientação dos orientadores(as), das mesmas. Os projetos apresentados pelos alunos foram: curso Técnico de Instalações Elétricas – projeto ““SADI “(Sistema Automático de Deteção de Incêndios – Domótica)”; projeto “Painel ITED – Individual” e, projeto “PDAC” (Painel Didático Automação e Comando)”; curso Técnico de Qualidade – projeto “Sistema de Gestão Ambiental – Norma ISO 14001:2015 “Procedimentos para a Certificação ambiental da empresa João Pires – Internacional Transportes, Lda.”; projeto “Gestão de produtos não conformes, PPAP de clientes”; projeto “Cortes Metalográficos”; projeto “Gestão da Qualidade na Área Alimentar “Cantina e bufete da Escola”; projeto “Quadro de amostras padrão (conformes e não conformes) para a aceitação de Gelcoats e montagem de embarcações de recreio; projeto “Metrologia Legal (apoio nas atividades de controlo de processos e de produtos)”; projeto “Aplicação dos procedimentos de controlo da qualidade na empresa (Lear Corporation – Valença, Lda.) – Auditorias” e, projeto “Normas ISO, Nacionais e Internacionais”.
Num primeiro momento, os alunos procederam à fundamentação teórica dos projetos e, num segundo momento apresentaram a parte prática. Neste contexto, expuseram um protótipo do funcionamento de um sistema automático de deteção de incêndios e de Domótica; um protótipo do funcionamento da ITED; um projeto “PDAC” (Painel Didático Automação e Comando)”; demonstração prática do uso de instrumentos de medição industrial, nomeadamente o paquímetro e o relógio apalpador, utilizando peças conformes e não conformes; demonstração de experiências laboratoriais, nomeadamente análises químicas do pH da água, café e sumo de laranja; um protótipo de um Quadro de amostras padrão e barco de recreio e, uma demonstração de calibração de uma balança, no âmbito da Metrologia Legal .
No final da sessão os alunos foram elogiados pelo excelente trabalho desempenhado.













Visita à “MAR IBÉRICA” dos alunos 11.ºC e 12.ºD
Decorreu no dia 06 de Abril de 2022 a visita de estudo à empresa Mar Ibérica, em que participaram os alunos do 11º Ano do Curso Profissional de Logística, Turma C, e os alunos do 12º Ano, Curso profissional de Técnico de Qualidade, turma 12º D.
O ponto de partida para esta visita teve início às 13:45 horas, hora a que nos juntamos na entrada da nossa escola, e o final aconteceu por volta das 17:30 horas.
A Mar Ibérica é uma empresa com um grande sentido de abertura à sociedade e assenta a sua missão e valores no ambiente externo em que se insere.
Já na empresa “Mar Ibérica” fomos recebidos pela responsável dos Recursos Humanos, Dr.ª. Patrícia que nos fez uma apresentação da empresa e nos deu o guia de visita, sendo o grupo subdividido em dois, por questões de segurança.
Após preparação da entrada, equipados com as proteções necessárias, percorremos todos os postos de trabalho que fazem parte do processo produtivo da empresa, com foco na qualidade, e na logística, mas também de todo o trabalho que se realiza nesta fábrica, desde a preparação da matéria-prima, restante processo de fabrico, embalagem e preparação para envio para o cliente.
Nesta visita tivemos para além do apoio dos recursos humanos da empresa, o apoio da responsável pela qualidade, e do responsável pela logística, tendo cada um dado explicação sobre a atividade dentro da empresa, e foi realizado um pequeno resumo onde todos os alunos puderam fazer perguntas.
No regresso à escola, tiramos uma foto do grupo, que a empresa depois usou nas redes sociais para dar a notícia da nossa visita.
Ficou da Empresa a abertura para receber alunos destas áreas em estágios.
Foi uma visita de estudo muito interessante em que os nossos alunos puderam estar envolvidos num ambiente de trabalho das áreas em que se estão a preparar para o futuro.
O nosso muito obrigado à Mar Ibérica.


Visita de estudo à DGEstE do Porto
No passado dia nove de março, os alunos do Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores (11ºC) visitaram a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte (DGEstE), na cidade do Porto. A visita teve como principal objetivo proporcionar aos alunos o contacto com os diferentes espaços e diferentes etapas para a produção de um vídeo. Houve a oportunidade de realizar um vídeo promocional no âmbito do Corta Mato Nacional do Desporto Escolar, que se realizará em Valença nos dias um e dois de abril. Os alunos foram recebidos pelos técnicos/dinamizadores, tendo havido espaço para o diálogo e a partilha de experiências entre estes e os alunos. Há ainda a destacar a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo de toda a visita, num clima agradável de convívio.
Professores: Nuno Ribeiro e Pedro Rodrigues



A responsável da visita: Margarete Rodrigues
Um dos resultados finais da visita à DGEsTE realizada no dia 9 de março:
Visita ao Porto de Leixões e ao Museu dos Transportes
No passado dia 22 de fevereiro, a turma C do 11.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou uma visita de estudo ao Porto de Leixões, em Leça da Palmeira, no âmbito das temáticas dos cursos Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores/Técnico de Logística.
Os alunos ficaram a saber que o Porto de Leixões é o maior porto artificial de Portugal, construído nos finais do século XIX e sucessivamente alargado e melhorado até aos nossos dias. De entre outras informações, a guia que acompanhou a visita, dentro do autocarro, referiu que este Porto é a maior infraestrutura portuária da Região Norte de Portugal. Devido à pandemia, não foi possível visitar o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, um dos grandes projetos promovidos pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. Contudo, foi-nos dito que este Terminal visa aumentar a eficácia comercial do porto de Leixões, bem como abrir as portas da região ao turismo através do incremento do número de navios de cruzeiro assumindo-se cada vez mais como um porto de cruzeiros.
Em seguida, este grupo, juntamente com os alunos do 12ºD – Curso Técnico de Qualidade/Instalações Elétricas, dirigiu-se para o Museu dos Transportes e Comunicação, instalado na Alfandega do Porto. Os alunos tiveram a oportunidade de observar a exposição “Motor da República: Os carros dos presidentes” e conhecer a “Metamorfose de um lugar: Museu das alfândegas”.
Esta visita foi profícua para os alunos e cumpriu os objetivos para que foi proposta.



Visita de estudo ao Porto (Ikea – departamento da qualidade & Museu dos Transportes e Telecomunicações)
No dia 22 de fevereiro, o(a)s aluno(a)s do curso profissional Técnico de Qualidade/ Técnico de Instalações Elétricas, visitaram o departamento de qualidade do Ikea, onde foram informados sobre a qualidade e segurança dos produtos bem como, sobre os procedimentos no atendimento aos clientes. Posteriormente, visitaram o Museu dos Transportes e das Telecomunicações, na Alfândega do Porto, onde contemplaram a exposição permanente alusiva à história do automóvel e da sua relação com a economia e sociedade ao longo do século XX, “O automóvel no espaço e no tempo” e a exposição permanente dedicada à história do Edifício da Alfândega e da sua relação com a cidade do Porto, “Metamorfose de um lugar”.





